25 de mar. de 2014

Presença na Rota – Mostrando os músculos virtuais
Anônimo1:57 PM 0 comentários


Apesar de League of Legends ter a ver com estatística sobre tudo que você faz, isso não é o único fator que decide uma fase de rotas ou mesmo uma batalha. Há outro fator importante a ser considerado: quanto melhor você entende os fundamentos básicos do jogo, mais o seu comportamento ajudará nas decisões interativas. Simplificando, quanto melhor for o seu básico, melhor será a interação contra seu oponente, que não será decidida só pela sua habilidade, mas também por seu comportamento. Eu sou DC941 e gostaria de ajudá-los a aprender um pouco sobre “comportamento” nos jogos...

Intimidação e respeito cotidianos.

Isso é um princípio razoavelmente autoexplicativo, na verdade. E creio que muitos praticam-no diariamente de algum jeito. Incidentes como roubos tendem a acontecer mais com pessoas que se portem como alvos atrativos. Para deixar isso claro, não estou culpando a vítima pelo que acontece nessas situações, mas eu gostaria de apontar que você pode se tornar um alvo menos atrativo com ações que te deixem mais “intimidador”, impondo respeito próprio ao seu redor. Isso começa com coisas fáceis, como andar com as costas retas sem olhar para o chão ou não atolar as mãos nos bolsos. Muito disso é psicológico, principalmente relacionado à autoestima, mas não nos aprofundemos muito nisso.

Como essa Me*** importa pro meu jogo?

Quanto mais você entender de LoL, melhor você poderá esperar e prever o que acontecerá em certas situações. StVicious uma vez explicou que isso é a definição da aclamada expressão “mecânica de  jogo”. Apesar de não ter certeza disso, ele acertou na mosca em termos de comportamento dentro do jogo. Você obviamente não tem como fazer seu campeão andar com as costas retas ou olhar para o inimigo com cara de bravo (bom, você pode sempre provocá-los com /taunt), mas muita intimidação similar acontece no jogo através de outros aspectos de seu comportamento na partida. Vamos ver um exemplo para esclarecer meu ponto:

Presença em rotas solo: agressor ou vítima?

Vamos tomar como exemplo o seguinte cenário no Mid: Swain contra Ryze. Ambos não são grande coisa no começo da partida, mas eu diria que Swain tem a vantagem por causa do alcance menor do Ryze – E nós sabemos o que acontece quando Swain chega no alcance para usar suas magias de dano. Você é atingido com tudo de uma vez. Porém isso não garante vitória na rota!

Se o Swain do exemplo não estiver acostumado a jogar no mid e tem menos conhecimento sobre oponentes possíveis, poderá optar por jogar mais passivamente, tentando pegar mais abates de tropas quando puder e evitar trocas. Isso daria ao Ryze a possibilidade de farmar e começar a brigar com o Swain quando puder combatê-lo. Enquanto o Swain jogar muito passivamente, ele pode sofrer ataques sem ser capaz de retrucar. Isso pode resultar em mid perdido.

Uma situação similar seria um duelo entre Riven e Nasus. Riven tem clara vantagem no começo (pelo menos da última vez que joguei com ela antes dos nerfs) – Ela pode forçar trocas e fazer Nasus perder muitos abates a tropas por temer sua morte.
Porém, o lugar em que a presença na rota conta mais, de maneira geral, é no bot. O conceito de suporte basicamente é ter presença na rota – especialmente no começo do jogo, as ações do suporte podem fazer toda a diferença. Os Atiradores costumam ter capacidade de trocar dano bem similares, mas os suportes são variados em termos de habilidades e têm mais potencial para pegarem os inimigos (principalmente Thresh ou Nami). Se eles optarem por ficar atrás, nunca atacarem ou ficarem perto do atirador…. será bem difícil para o nosso amigo do trabuco sobreviver na lane.

Então como eu mostro quanto eu sou dominante?

O primeiro passo é saber, de fato, o que estiver rolando. Quando você sabe o que seu inimigo pode fazer, quando você sabe onde o jungler inimigo está – você deve pressionar o máximo que puder. Isso não significa que você deve pular com tudo no seu inimigo sem parar; a quantidade de agressão que você pode usar ainda depende muito de contra quem você está jogando.
O mais importante é, SEMPRE, o seu posicionamento. Quando você joga com um campeão com ótima capacidade de trocar dano, tal como o Swain (você não pode errar suas habilidades quando não conjura nuncamova), você deveria tentar intimidar seu oponente durante a rota. Tente ficar no alcance entre cada abate de tropa que fizer – você deve atacá-lo sempre que as recargas permitirem. Contra um oponente que deixe as coisas injustas, você pode ficar entre as tropas e seu inimigo, impedindo-o de obter abates a tropas completamente. Lembre-se que você deve agir agressivamente assim só se tiver 100% de certeza que ele não conta com um ás na manga (ou um jungler, por exemplo).

No bot, o mínimo de agressividade pode decidir o futuro da rota. Auto ataques ajudam muito. Sempre que eu jogo junto com um Thresh usando runas de dano, eu fico feliz, porque ele pode causar uma quantidade boa e inesperada de dano nos quatro primeiros níveis só com um clique.
Isso também conta para os combates: às vezes apenas andar para o lado do time inimigo com um tanque pode intimidar o iniciador deles (por medo de explodirem alguém que tem pouca vida) o bastante para recuarem invés de aproveitarem oportunidades.
Como em todo conselho sobre League of Legends, há exceções: campeões como Karthus, Ziggs e, ocasionalmente, Caitlyn podem simplesmente evitar essa bagunça da agressividade simplesmente farmando com seu enorme alcance, deixando relativamente fácil ficar para trás sem perder muito.
Espero que esse artigo seja pelo menos um pouco útil para pessoas com dificuldade quanto à presença na rota. O resumão é o seguinte: não se coloque na posição de perdedor antes de causar pelo menos um pouco de dano! Quando você não conhece o oponente mas conhece seu campeão, tente uma troca de dano e veja no que dá. Para entender melhor sobre o que escrevo, recomendo que vejam algumas streams; é fácil ver o posicionamento do mid empurrando outros jogadores com a força invisível de seu alcance puro e simples.
Por > LegendsBR

Categoria:
Sobre o autor LEGENDS BOSS, não sou Shemale ok? :D Facebook ou Twitter

0 comentários

Postar um comentário