Só quero dizer que esse conceito é interessante e que vou levar a pessoas que têm olhos mais aptos a julgar isso do que eu.
-Riot Baconhawk, QA Analyst da Riot, 02/08/2013
"Mas do que diabos esse Editor maluco está falando?"
Eu acho que boa parte dos nossos leitores já jogou ou joga partidas ranqueadas. E mesmo quem não joga, já passou por uma situação bem desagradável durante suas partidas: um jogador que saiu da partida ou ficou afk, ou deu o odiado rage quit. Pois esse problema é algo comum. Muita gente critica o servidor brasileiro e tudo o mais, mas de fato, todos os servidores muito sofrem com esses jogadores tóxicos. E, pensando nisso, um invocador norte-americano, Frosthaven, levou ao Fórum NA uma possibilidade de solução para isso. Em um tópico, cujo link está disponível na fonte dessa notícia, Frosthaven sugeriu à Riot um mecanismo bem simples para reduzir um pouco o que alguns jogadores sofrem devido a ragequit/afk/jogadores que caem das partidas.
Como boa parte da postagem é uma espécie de introdução teórica, explicando o porque de ele ter feito isso, caracterizando a toxicidade e o problema em questão, eu vou pular direto aos pontos importantes e traduzir as partes mais interessantes da postagem:
[...] Proposta
Para resolver ou diminuir esse problema da toxicidade, o que é proponho é a criação de um comando de piedade. Esse comando só seria disponível ao time com 5 pessoas, e só quando certas condições estivessem presentes: um jogador desconectado ou parado por x segundos/minutos, E o jogador parado/desconectado causaria desbalanço nos times (um 4vs4 não seria um caso para piedade).
Quando o time em vantagem aceita a votação de piedade, o time em desvantagem recebe a opção de aceitar ou recusar. Se resolverem aceitar, o jogo acaba imediatamente. Ao invés de "Derrota" no jogo e no Histórico, teríamos o texto "Piedade". Uma Piedade traria menos "prejuízos" ao time que recebeu a piedade do que a derrota - seja em IP, MMR ou o que for. O time que aprovou a votação de piedade também teria um contador em suas páginas de perfil para indicar quantas vezes eles foram piedosos com oponentes desfalcados.O time em desvantagem também pode recusar a Piedade e lutar até o fim. Se a qualquer momento o jogador desconectado reconectar ou o parado se tornar ativo, a votação de piedade é nulificada.Agora vamos ver como esse tipo de sistema supera as falhas de ideias que foram apresentadas por outros usuários:
Muito fácil de abusarComo agora é o time oponente que vota, não tem como o time desfalcado abusar desse sistema. Eles não têm o controle. Promove trollagemEsse sistema inerentemente promove o contrário: comportamento positivo. É muito mais fácil eu aprovar piedade para um time que se manteve positivo do que para um que passou o tempo todo brigando no chat. Não incentiva a ser positivoEsse sistema oferece uma ligação direta ao sistema de honra, e pode inclusive trazer quaisquer recompensas que a Riot trouxer no futuro (bâneres, ícones, etc.). Esse sistema mutuamente beneficia a todos, já que permite terminar um jogo sem perder mais 15~20 minutos se ambos os times votarem, sabendo que o resultado já é conhecido.[...]
-Eu acredito de verdade que essa ferramenta SÓ PODE ter um impacto positivo nos jogadores - nos permitindo enviar e receber mais energia positiva. Se concorda, dê um bump. Se discorda, por favor diga porque, para trabalharmos juntos para fazer essa comunidade melhor! [...]
Frosthaven também trouxe alguns conceitos visuais da sua ideia. Seguem as imagens (As legendas são de responsabilidade do Ionia News):
| Pop-up de votação para o sistema de piedade |
| Observem o último contador, à direita: seria o contador de "Piedade" |
| Assim ficaria no histórico uma partida em que a Piedade foi concedida |
| Uma imagem que mostra que seria possível oferecer Piedade mesmo no final da partida.
By:Yonia News
|
poxa muito interresante iria ajudar muito, onde fica esse bump sauhsaus
ResponderExcluirComo se isso no br fosse funcionar ¬¬
ResponderExcluirAqueles cara que iriam oferecer piedade a cara 2 min. '-' mas é uma otima ideia, seria legal..
ExcluirEu Aprovo seria bem legal, mais como que fica os jogadores que só então no jogo pra feedar o oponente e não da quit? o time vai ter um prejuízo do mesmo jeito.
ResponderExcluirE como muitas pessoas falam "Não iria funcionar com BR" eu acho que tem muito jogar ciente do que é ter um jogador AFK no time.